As sete desculpas mortais para não ser Próspero

Baseado no livro “Desperte o milionário que há em você” você conhecerá as sete desculpas mortais das pessoas mal sucedidas. São denominadas mortais porque cada uma delas tem o poder de destruir sonhos, acabar com o ânimo e matar as esperanças de dias melhores. Confira se algumas delas está te afastando de ser cada vez mais próspero.

Desculpa 1 – Aqui nada dá certo: Primeiramente, as pessoas mal sucedidas não acreditam no lugar em que vivem, em sua própria cidade, estado ou país. Os indivíduos estão sempre procurando uma desculpa e não assumem a responsabilidade por seus atos. Desejam inconscientemente estar em outro lugar e buscam sempre uma razão externa para justificar sua rendição interna.

Desculpa 2 – A concorrência é muito grande: Alguns dão a desculpa da concorrência, seja na área acadêmica, profissional ou empresarial. Elas costumam dizer assim: “Hoje em dia há muitos advogados, médicos, dentistas, engenheiros, terapeutas, psicólogos, professores etc.” O profissional que se intimida com a concorrência apenas está declarando sua indisposição em atender às necessidades dos clientes internos ou externos, seja na organização para a qual trabalha seja para se adequar às demandas do mercado. Portanto, a concorrência pode tanto ser um estímulo para a superação profissional quanto uma ótima desculpa para não agir. Cuidado para ela não lhe tirar do jogo.

Desculpa 3 – É preciso pagar muitos impostos: Há pessoas que utilizam a desculpa dos elevados índices de impostos do Brasil na tentativa de justificar sua inércia profissional e empresarial. Essas pessoas são pobres de espírito, pois gostariam que o resultado de seu trabalho beneficiasse apenas a si próprias e a mais ninguém. Não possuem senso de responsabilidade social pela comunidade, pela coletividade ou pelo próximo. Na verdade, sentem dor na alma ao saber que alguém será beneficiado por seu trabalho. Elas costumam dizer: “Eles querem ganhar em tudo”, e, com esse pensamento, preferem se privar dos benefícios do próprio esforço a dividir uma parcela de seus ganhos com seus semelhantes, com a instituição ou com o país.

Desculpa 4 – Falta dinheiro: Alguns “especialistas em dar desculpas” alegam que atualmente o povo está sem dinheiro e que há apenas três maneiras de ficar rico: receber uma herança, ganhar na loteria ou casar-se com uma pessoa rica. Na realidade, nunca houve uma época mais próspera na história recente deste país em que as pessoas têm acesso a carros importados e a tantos outros bens de consumo. Na verdade, somente os que reclamam da falta de dinheiro é que estão sem dinheiro. Todos os outros vão bem, obrigado. Não é porque você está passando por dificuldades que o mundo inteiro está como você.

Desculpa 5 – Existem crises e incertezas: Quem dá essa desculpa afirma que hoje tudo é muito arriscado, pois estamos passando por incertezas políticas e crises no mundo todo, e o momento não é propício para a abertura de novos negócios; por isso é melhor aguardar uma definição para ver como as coisas vão ficar. Quem dá essa desculpa talvez tenha sido vítima de muitas crises econômicas no passado e ainda não conseguiu se recuperar emocionalmente

Para o pessimista, não importa a condição da economia, diante de uma oportunidade ele sempre verá uma crise, ao passo que o otimista, diante de uma crise, sempre verá uma oportunidade.

Desculpa 6 – Não tenho sorte: Há quem pense que o sucesso é uma questão de sorte e oportunismo. Alguns passam meses sem trabalhar e se justificam dizendo: “Estou sem sorte. Não encontro uma colocação em minha área”. Essas pessoas costumam olhar o sucesso alheio com ciúmes e inveja e, em tom de desprezo, dizem: “Para fulano tudo dá certo. Nasceu com a estrela”. Outros ainda pensam que “todo rico é ladrão, corrupto e aproveitador”. Assim, ignoram as longas horas de preparação, as escolhas e as consequências, as decisões erradas e acertadas, as correções de rumo ao longo da trajetória e julgam que seu vizinho bem-sucedido nunca enfrentou adversidades. Além de alegar sua falta de sorte, há os que desprezam a “sorte” do rico. Só não percebem que pensando assim jamais se tornarão milionários. Como alguém pode se tornar algo que despreza? Isso é impossível.

Desculpa 7 – É a que você escolhe: Ela é o motivo que cada um alega para ainda não ser próspero e muito bem-sucedido. Nem preciso saber como cada um preencheria essa lacuna, mas de uma coisa tenho certeza: essa desculpa que você dá para você mesmo tem origem no seu conformismo. Você se conformou com isso e acredita que as coisas são assim mesmo e não vão mudar. Se você quiser dar uma guinada na sua vida, precisa tomar uma séria decisão, fruto de profunda análise e de uma conversa franca de você consigo mesmo: precisa decidir despertar o milionário que há em você. Assim, conhecerá um novo eu que é rico, próspero e possui o espírito milionário em si. Quando você o abraçar de vez, verá que ele se tornará seu maior aliado.

Qual a sua maior desculpa para não conseguir o que deseja? Vamos retirar do vocabulário essas desculpas que nos afastam para conseguir o que desejamos.

Artigos recentes

Inscreva-se na Newsletter